A Maca Peruana
A Maca Peruana (Lepidium meyenii), nativa da Cordilheira dos Andes do Peru, também conhecida como ginseng peruano é um vegetal da família das brássicas (do mesmo gênero dos brócolis, couve, rabanete, rúcula) usada por culturas tradicionais que vivem no Peru há milhares de anos como afrodisíaco.
A principal parte comestível da maca é a raiz, semelhante a um rabanete variando nas cores vermelho, roxo, preto e amarelo.
Principais ações da Maca
Um dos principais constituintes da maca são as macamidas, ácidos graxos que atuam em uma área do cérebro podendo promover maior sensação de bem-estar.
Além disso, o consumo da maca também pode melhorar os níveis hormonais e função dos estrogênios, testosterona e progesterona se os níveis estão baixos, podendo ser bastante indicada no período da perimenopausa e menopausa contribuindo para aliviar sintomas como ondas de calor, cansaço mental, depressão, secura vaginal e melhora da libido.
A Maca é conhecida por sua ação restaurativa promovendo vitalidade e melhora da energia, sendo mais indicado seu uso pela manhã até o início da tarde.
As formas de suplementação mais comuns da Maca são o pó desidratado (cru) que retém a maioria dos nutrientes, porém é mais difícil de digerir ou pó gelatinizado que passa por um processo que facilita a sua digestão.
Devido alta concentração de glucosinolatos, substância que em excesso pode prejudicar a função da glândula tireoide, merece uma atenção maior em quem tem hipotireoidismo, nesse caso o ideal é não ultrapassar a dose de 3g/dia preferindo a maca amarela que possui uma menor concentração dessa substância.
Na hora da escolher a maca se certifique que ela tenha sido cultivada no Peru, nas condições de altas altitudes. Isso irá garantir e os seus benefícios. Escolher a procedência é muito importante.
0 comentários