As dietas com padrão Low Carb ficaram em alta nos últimos tempos, sendo procuradas pela maioria das pessoas que desejam emagrecer.
Em uma restrição mais severa de carboidratos, o corpo elimina mais líquidos e peso logo na primeira semana, o que motiva bastante no começo. Porém, podemos dizer que essa perda significativa foi em grande parte de massa magra. Para você entender, essa restrição maior de carboidratos vai reduzir as taxas de glicogênio, que é a forma como o carboidrato é estocado no músculo e fígado. O glicogênio é formado por glicose e água. Para cada grama de glicogênio estocado, o corpo acumula 2,7g de água.
Para começar a reduzir de fato gordura corporal é preciso sustentar um déficit calórico por mais tempo. Algo que muitas pessoas que fazem uma dieta restritiva não conseguem. É comum existirem recaídas, onde o peso perdido é recuperado e a pessoa entra no famoso efeito sanfona.
O efeito de uma dieta muito rica em carboidratos, principalmente os refinados, a base de farinha branca, associada ao sedentarismo, pode causar consequências negativas para a saúde. Alimentos como pães, biscoitos, salgadinhos, produtos de confeitaria e bebidas adoçadas, aumentam os riscos de sobrepeso e obesidade, resistência à ação da insulina, diabetes tipo 2. Também podem promover infiltração de gordura intra-hepática, alteração dos níveis de colesterol e tudo isso pode culminar em maior risco cardiovascular.
O olhar que devemos ter para uma dieta com baixo teor de carboidratos é que ela deve ser planejada e orientada. Tudo isso de acordo com a condição de saúde, nível de atividade física e sempre associada à outras estratégias, visando limitar o máximo a perda de massa magra e energia muscular.
Em algumas situações, a dieta Low Carb pode ser muito benéfica, desde que seja feita com acompanhamento profissional. Exemplos:
- Diabetes Tipo 2
- Resistência à Insulina
- Síndrome Metabólica
- Síndrome do Ovário Policístico
- Tratamento da Obesidade
- Doença Gordurosa Hepática Não Alcóolica
- Dislipidemias
Para qualquer mudança mais significativa na sua alimentação, o ideal é sempre buscar uma ajuda profissional. Assim, é possível encontrar a melhor estratégia que faz sentido para você, de forma equilibrada.
Afinal de contas, a internet tem todas as dietas, menos a sua!
0 comentários